Decorando sua casa para as festas de Natal

A época das festas natalinas e do ano novo fazem parte de uma longa tradição de união entre família, amigos e colegas de trabalho.

As festas de natal são muito esperadas pela maioria das pessoas e a decoração  natalina é um dos principais marcadores da chegada desta data tão especial.

Para você que está a procura de ideias e inspirações para decorar a sua casa ou ambiente de trabalho neste natal, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a trazer o espírito natalino na sua decoração.

Por que investir em uma decoração natalina? 

As decorações natalinas fazem parte de uma longa tradição, na qual as famílias se unem para arrumar a casa para a chegada do natal.

No Brasil as decorações natalinas não são tão parecidas com aquelas decorações que vemos nos filmes, onde há muita neve e bebidas quentes, apesar disso, apenas alguns detalhes já podem deixar as nossas casas com cara de natal!

Para decorar a sua casa para o natal não é preciso gastar uma fortuna em objetos de decoração, com apenas alguns objetos simples é possível mudar totalmente o ambiente e trazer um pouco do clima natalino. 

Dicas para decorar a sua casa no natal

Quando pensamos nas decorações natalinas rapidamente nos vem à mente a imagem da árvore de natal com presentes na volta. E sim, a árvore de natal tem um papel super importante a ser desempenhado nas decorações natalinas, porém não é a única atração desta época do ano.

Alguns dos objetos decorativos que mais remetem ao clima natal podem ser facilmente encontrados em casas de decoração ou em lojas populares e, inclusive, você ainda pode ter alguns deles na sua própria casa!

  • Árvore de natal – Não se sabe ao certo em que local surgiu a tradição de enfeitar a árvore para o natal, a principal suposição é de que tenha sido inventada na Alemanha. A forma de decorar a árvore depende muito dos gostos de cada pessoa, sendo possível adicionar enfeites, luzes pisca-pisca e uma série de outros ornamentos.
  • Guirlandas – As guirlandas são utilizadas como sinônimo de boas vindas e acolhimento, dessa forma, ao colocar a guirlanda na porta de casa você estará recebendo o natal dentro do seu lar.
  • Velas perfumadas e luzes – Apesar de morarmos em um país de clima tropical as velas podem sim fazer parte de decoração de natal e, inclusive, é possível encontrar velas de todos os tipos, tamanhos e perfumes. Já as luzes pisca-pisca são mais comuns e utilizadas nas casas brasileiras, servem tanto para decorar a parte exterior das casas como para enfeitar a árvore de natal.
  • Papai Noel – Outra tradição comum na hora de enfeitar a casa para o natal é a de utilizar imagens e acessórios que remetem ao famosinho velhinho de barba branca, assim como as meias de presentes que são dispostas em lugares diferentes da casa. 

As cores também são um fator importante para as decorações natalinas. Cores como verde, vermelho, dourado são algumas das opções que, ao serem unidas, trazem imediatamente o clima do natal para a casa.

Como decorar a mesa para o jantar de natal

As festas de Natal são conhecidas mundialmente pela fartura e variedade de alimentos. 

Cada família possui as próprias tradições sobre as comidas natalinas, mas existem alguns pratos que são consumidos em todas os jantares de natal como, por exemplo, o peru, rabanada, farofas, tortas e muito mais.

A mesa da festa de Natal deve ser bem organizada e harmônica. De preferência com uma toalha de mesa vermelha e com os alimentos dispostos ao centro, de forma que toda a família possa se sentar em torno para celebrar a noite de natal.

No Natal  também é comum que as padarias e confeitarias busquem personalizar os produtos como, por exemplo, bolos decorados, biscoitos natalinos, panetones e outros doces e salgados clássicos desta época do ano.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *